Qual internet contratar para o meu comércio e qual velocidade?

Qual internet contratar para o meu comércio e qual velocidade?

Hoje a internet é vital para atividades básicas do nosso dia-a-dia, em empresas isto é ainda mais latente.

Com planos de dados móveis limitados, a primeira pergunta que fazemos ao garçom em um restaurante provavelmente é “Qual a senha do wi-fi?”. Existe algo mais decepcionante do que parar naquele local agradável, pedir um lanche e o sinal de internet não funcionar? Assim ficamos sem saber o que fazer enquanto aguardamos a comida ou ansiosos para acabar logo e sairmos dali e termos nosso sinal restabelecido.

E do lado do comerciante, existe prejuízo maior do que sua máquina de cartão ficar sem rede por minutos ou horas? Já imaginou um posto de combustíveis sem ter como receber pagamentos via cartão? Pois é, internet é muito crítico em todo ambiente, mas no comércio ela custa dinheiro e o borato sai muito caro.

O ponto principal para comércio é preparar bem sua infraestrutura de rede com pontos cabeados para todos os dispositivos fixos e uma rede wi-fi sólida tanto para clientes quanto para os dispositivos móveis como as maquinetas de cartão. Profissionais de cabeamento estruturado estão dominando o mercado com serviços que permitem redes sólidas tanto para as necessidades de seu estabelecimento como de seus clientes, Ramon Valentim que acompanho no YouTube mostra vários cases de antes e depois que mostram claramente os benefícios e a necessidade de infraestrutura de rede assim como nos preocupamos com a energia, água, etc.

Não negligencie em seu comércio a infraestrutura, pois quanto mais confortável for o seu comércio para o cliente, mais frequentado e mais indicado ele será.

A pergunta que fica agora é, qual velocidade contratar para meu comércio?

Como já vimos no post anterior, a velocidade é mais um mito e um número para guerra de preços entre provedores do que uma real necessidade, até mesmo de um comércio. Para comércio e profissionais de home office o que mais vale é a redundância, portanto é melhor dois links de 300 megas do que um único link de 1 giga, por exemplo, afinal você não quer que sua máquina ou sistema caiam nunca, portanto o recomendado é sempre buscar redundância de links de internet e focar na infraestrutura bem dimensionada com rede de clientes separada, access points ou rede mesh que atendam a quantidade de usuários que utilizarão e um roteador capaz de fazer qos para evitar abusos de usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thiago Brandão

Gerente de TI com mais de 15 anos de experiência em trabalho remoto, desde os tempos da internet discada, utilizando a internet como principal fonte de renda.

Leia também…